sábado, 12 de setembro de 2009

Origem do labrador

Até à data, ainda não ficou esclarecido, quem e porque se deu, precisamente este nome ao Labrador. Foram os portugueses que deram este nome à Península no ano 1501. Mas o primeiro cão designado "Labrador", surgiu apenas em 1839 e pertencia ao criador Duque de Buccleuch. Este criador contribuiu muito para o aspecto actual do Labrador, fazendo um apuramento intensivo da raça nos anos que se seguiram. Em meados do século passado, os Labradores estavam ainda longe de serem uma raça autónoma, eram todos muito diferentes uns dos outros!

Mas tinha todos uma coisa em comum, provinham todos da Terra Nova, a ilha ao norte doo golfo de S. Lourenço. Quando os Ingleses ocuparam a ilha, no final do século XVI, já lá havia cães que andavam com os pescadores nos barcos, apanhavam peixes no mar e puxavam as redes para terra. Os pescadores ingleses utilizavam dois tipos de cães. Os primeiros eram cães pesados, grandes e de pêlo comprido, que arrastavam os barcos e as redes e que em terra puxavam carroças. Os segundos eram mais pequenos e hábeis, de pêlo curto, muito denso e impermeável, que eram utilizados, quase exclusivamente, para trabalhos dentro de água. As duas espécies eram essencialmente de cor preta. A estes "cães de água" não lhes fazia diferença a água gelada.

Mais tarde estes cães foram levados para Inglaterra, onde rapidamente se tornaram populares. Os grandes,pesados e de pêlo comprido, chamavam-se Newfoundland dogs, ou seja, cães de Terra Nova. Os mais pequenos e de pêlo curto, foram denominados cães St. John, este é sem dúvida o antepassado do Labrador actual.
Rápidamente foi descoberto o grande potencial do Labrador para caça, pois este, atravéz do seu olfacto infalível era guiado pelos pântanos e moitas em direcção aos poisos de galeirões e patos. Rastejava até aos locais onde caíam os animais abatidos e levava-os até ao seu dono sem as agarrar com demasiada força, entregando-as ao seu dono de livre vontade, contrariando os retrievrs já existentes.


Em 1916 o Labrador foi reconhecido como raça autónoma.
Apesar de só mais tarde serem conhecidos os labradores amarelos e chocolates, estes, sempre existiram nas ninhadas, mas como ao longo dos anos se desejava que o «Labrador original» fosse preto, ninguém criava cães de outras cores. Quando os labradores começaram a ser exibidos nos chamados trials (concursos de cães de caça) os poucos labradores amarelos que apareceram foram tão bem recebidos que depressa se tornaram mais populares que os pretos. Já nos anos 30 foram dados a conhecer os primeiros labradores chocolates.
Enquanto os caçadores preferem os Labradores pretos e chocolates, para se confundirem com ambiente que os rodeia, o labrador clássico de família é o amarelo.
No século XX revelou-se um fantástico cão de família, por ser tão simpático, enérgico, tranquilo, adptável... e partir daqui todos nós sabemos a história, a sua popularidade cresceu e cresceu, tornando-se mesmo num fenómeno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário