sábado, 12 de setembro de 2009

As ordens mais importantes


Antes do sexto mês o cachorro não precisa de ser perfeito e já saber executar todas as ordens, pois este ainda não se consegue concentrar por muito tempo.
Mas isto não o impede, nem deve impedir de lhe ir ensinando algumas ordens, embora com pequenos intervalos e de uma maneira mais ligeira.




Aqui


Para ele perceber melhor, chame-o pelo nome quando este andar a correr e a fazer barulho e diga "aqui", ao mesmo tempo que se afasta dele.
Ele olhará para si e aproximar-se-á a correr, pois vê que você segue noutra direcção.

Pode dizer também "aqui" depois de este ter andado a brincar com outros cães e vier ter consigo de livre vontade, então o cachorro vai associar a ordem ao acto de vir para junto de si.


Nunca diga "aqui" com um tom severo e alto, mas sim com um tom animador, estimulante e prometedor. O cão não deverá receber a ordem como uma coisa desagradável, mas como um convite estimulante para se juntar à "matilha".

Senta

"Senta" é uma ordem que o cão jovem pode aprender. Quando este se sentar de livre, dê-lhe então a ordem , para este a associar com o sentar.

Outra maneira é quando ele estiver à sua frente, chame-o pelo nome, ponha-se de cócoras e empurre ligeiramente as costas dele para baixo, ao mesmo tempo que diz "senta". Quando ele se sentar mostre-lhe que ficou muito satisfeito, elogiando-o e dando-lhe festas na cabeça. Se ele se deitar em vez de se sentar não corrija nada enquanto ele for pequenino, pois a diferença entre senta e deita terá de aprender mais tarde, por enquanto é suficiente.

Deita

O "deita" ensina-se de maneira indêntica ao "senta". Todas aas vezes que ele se deitar por si próprio, diga "deita" e elogio.




No cão jovem as ordens "senta" e "deita" nunca deve ser obtidas por meio de violência, ele irá entender isso como um castigo e durante toda a vida irá executalas de má vontade.

Não

O labrador deve estar desde de cedo familiarizado com a palavra "não" e você deve usá-la sempre que ele não deva fazer uma coisa. Se não se impuzer a tempo, pode ser que mais tarde já não se atreva a tirar a "presa" ao seu cão de sete meses. Quanto mais novo ele for, mais facilmente consegue que lhe tirem coisas da boca ao mesmo tempo que diz "não" com um tom que impressione.



Ficar sozinho

A melhor altura para ensinar um Labrador a ficar sozinho é depois de um enorme passeio, nesta altura ele está cansado.



Quando este estiver deitado na sua caminha, afaste-se sem que ele se aperceba. Se o cachorrinho acordar e quiser segui-la/o, volte a pô-lo na cama e afaste-se. Esta brincadeira repetir-se-á várias vezes, com certeza, mais algumas vezes, mas você tem de sair vencedor. Depois, afaste-se por cinco minutos (e com avançar das coisas vá aumentando progressivamente o tempo). Quando voltar se este ainda estiver deitado, faça-lhe muitos elogios. Se por medo ou protesto, este fez chichi, estragou alguma coisa, uivou ou ganiu ignore, ponha-o imediatamente na cama dele e afaste-se novamente. O Labrador que é um cão inteligente, irá entender rápidamente que se durante a sua ausência permenecer quieto e não fizer estragos, quando você chegar haverá uma fantástica cena de acolhimento e um jogo ilariante, tudo o resto, pelo contrário conduz ao afastamento.

Nunca deixe o cachorro sozinho por mais de 4 horas seguidas - mesmo no jardim. Como cão de matilha que é , sentir-se-á sozinho e atrofiar-se-á psicológicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário