sábado, 12 de setembro de 2009

Popularidade

Nem sempre o labrador foi tão famoso como hoje, em tempos o labrador era apenas um cão que ajudava os pescadores na península de Terra Nova, depois foi levado para Inglaterra, onde a raça foi aperfeiçoada, e só mais tarde se tornou tão famoso como o conhcemos hoje!


Mas esta popularidade repentina que o labrador ganhou devido a um anúncio da famosa marca de papel higiénico, Scottex que fez com que desde aí sua popularidade tenha vindo sempre a aumentar, não foi em tudo positiva. Com ela vieram também os criadores de vão de escada/ varanda ou simplesmente «criadeiros», é este o nome dado aqueles se limitam a juntar uma cadela e um cão, sem qualquer tipo de pré-selecção aos projenitores, teste de desvio da displasia da anca, cotovelo e de taras oculares, em algumas vezes juntando um labrador amarelo com um chocolote (isto pode dar resultado a problemas genéticos que aprofundarei mais noutro post), etc.

As ninhadas resultantes desta criação desenfreada, apenas para ganhar mais alguns tostões ao fim do mês ou porque os cachorrinhos são tão queridos e o vizinho do lado até tem um cão desta raça, são muito prejudiciais à mesma, podendo os cachorros nascer com grandes desvios comportamentais, desvios a nível de aparência em relação ao estalão da raça, doenças que se transmitem genéticamente como a displasia da anca (caso não seja feito um teste ao cão ou à cadela é impossivél, a não ser que os sintomas sejam muito graves, saber se o animal sofre ou não da doença e se sim, consoante o grau, deve tomar a medicação e de maneira nenhuma ser usado para criação), entre outros problemas...

Existe ainda quem venda rafeiros como labradores, por estes em pequenos se aparentarem com os mesmos, a preços mais baixos para ganhar algum dinheiro e só quando estes crescem os donos se apercebem que afinal não compraram um labrador, mas sim um «puro rafeiro». Alguns destes donos demasiado crueis para aceitarem o cão tal como ele é, chegam mesmo a abandona-los em qualquer lado!

Este assunto já não é nada raro, e hoje é mesmo muito comum verem-se por aí os chamados «lavradores», os tais rafeiros de que falei acima e também os tais com desvios comportamentais e não só...

Por isso esteja muito atento na compra do seu labrador! Não se deixe enganar!

Este post tem o intuito de alertar as pessoas para não fecharem os olhos aos problemas da popularidade do labrador, porque nem todos os labradores são um mar de rosas e correspondem a todas as qualidades que lhe são atribuidas e muito bem, mas estes labradores dos nossos sonhos proveem do trabalho árduo de criadores sérios! Os labradores podem mesmo ter personalidades bem vincadas e que não se indentificam com tudo o que é dito! Cada cão é um cão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário